Familia Cotrim

Notas


Antonia Paes de Siqueira

GP de Silva Leme - volume IV - página 331


Antonio Manoel de Azevedo Cotrim

Revdmo Padre


Gaspar Picam

Foi proprietário do Engenho da Praia do Barro, em São Sebastião (SP), onde recebeu sesmaria.


Oscar Luis Ribeiro Gurjão Cotrim

Dr. Oscar Luiz Ribeiro Gurjão Cotrim era filho de Antenor Gurjão Leite Cotrim e Heloisa Ribeiro Gurjão Cotrim, nasceu em 01 de março de 1923 em São Paulo. Na terra da garoa, Cotrim concluiu no ano de 1948, o curso de medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e se especializou em cirurgião geral.

Em 1954 decidiu atuar como médico no interior Paulista, precisamente na cidade de Mirandópolis, onde permaneceu até 1958, quando foi convidado para trabalhar em Araçatuba, onde liderou a UPA (União Pró-Araçatuba), atuou como médico na Cobrac (Cooperativa Agropecuária do Brasil Central), Grupo Aralco, INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e Afcana (Associação dos Fornecedores de Cana da Alta Noroeste).

Na política, inicialmente ingressou como secretário da saúde. Depois, no período de 1973 a 1977 foi o vice-prefeito de Araçatuba, ao lado de Waldir Felizola de Moraes. Já em 1977 Dr. Cotrim se elegeu como prefeito e permaneceu até 1982.

Após ter se empenhado durante um tempo na carreira política, tomou a decisão de dedicar-se apenas a medicina.

Considerado um dos pioneiros na área de cirurgia no Noroeste do Estado de São Paulo, Dr. Cotrim morreu de pneumonia, aos 87 anos, em 25 de junho de 2010. O médico não tinha filhos, mas deixou muitos sobrinhos. Seu corpo está sepultado no cemitério da Saudade, em Araçatuba.