Familia Cotrim

Citacoes


José Lourenço Gonçalves Fraga

1Edward Fraga, Site da Familia Fraga (www.frmfraga.hpg.com.br).
JOSÉ LOURENÇO GONÇALVES FRAGA, terceiro filho de Cristovão Gonçalves Fraga e Maria Josefa Gonçalves Pereira, nasceu em 1 de fevereiro de 1791, sendo batizado no dia 7 do mesmo mes e ano, servindo de padrinhos, Cristovão Antonio e Ana, solteira filha de Pedro de Andrade, de vides em Pedrosa. Foi o 5ð Morgado da "Casa da Fraga" tendo se casado em 1829 com Claudina da Silva. Veio ao Brasil duas vezes, indo a Caetité tratar, com seu irmão Pe Manoel Gonçalves fraga, de negócios da "Casa da Fraga" , regressando a Portugal em abril de 1837 a Junho de 1857. Seu passaporte lhe da a altura de 63 polegadas portuguesas, rosto comprido, cabelos castanhos, olhos verdes, nariz alto, boca grande e barba escura.
José Lourenço falecei em Teixugueiras em 23 de Abril de 1871, contando com a idade de 80 anos 2 meses e 23 dias. Sua milher Claudina da Silva, exemplo de virtude e bondade, no dizer de seus contemporaneos, nasceu em 15 de outubro de 1814, foi exposta a porta da casa de João Batista Gonçalves, do lugar de Cabedelo de Baixo, freguesia de São Salvador da Rocassia, na noite de 16 para 17 daquele mes, Trasia um, bilhete no qual pedia que se chamase Claudina da Silva, sendo batizada com esse nome a 17 do mes e ano pelo Padre João Batista fernandes, sendo padrinhos joão batista Gonçalves e sua mulhwer, Eva Joaquina Gomes. Soube-se mais tarde que era filha de Joana Leite de Souza, da fraguesia de Santa maria da Pedraça, ligar da "Ponte de Arco" e, do Capitão João Vicente da Silva Basto, da freguesia de São Martinho, Cabeceiras de Basto, o qual fez testamento legando-lhe 300$000 fortes.
Claudina faleceu em 26 de abril de 1889, as cinco horas da tarde, de gastro enterite, proveniente de diabetes e foi sepultada no dia 28 do mesmo mes, tendo vivido 74 anos, 6 meses e 11 dias.
José Lourenço e Claudina tiveram sete filhos: Marcolina (Miquelina), Manoel José, Maria, Bernarda, Ana, José Lourenço e Bernardo.


--------------------------------------------------------------------------------.